Os antigos egípcios formaram uma civilização formaram uma civilização que começou no fim da pré-história, às margens do rio Nilo, no desértico nordeste da África, que se estendeu até o fim da Antiguidade. A existência da civilização só se deu em razão das cheias periódicas do rio, que fertilizavam o solo, tornando-o próprio para a agricultura. A história dos antigos egípcios é dividida em dois grandes períodos: o pré dinástico e o dinástico.
Período Pré-Dinástico
Na antiguidade, a civilização egípcia era organizada em espécies de grupos chamados de nomos, cujos lideres eram nomarcas. Em 3500 a.c os nomos se agruparam formando dois reinos - um ao norte (o Baixo Egito) e outro ao sul (Alto Egito). Em 3200 a.c., o chefe do Alto Egito, Menés considerado primeiro faraó egípcio-, conquistou o Baixo Egito e juntou a região. foi ai que se iniciou o período dinástico.Período Dinástico
A era de reinado dos faraós começou com o estabelecimento da monarquia teocrática: todo o poder tanto politico quanto religioso estava concentrado nesse rei chamado de faraó, sendo até considerado um deus vivo.
Ele era o dono absoluto de todas as terras e estava no topo da hierarquia social, logo abaixo estava a nobreza, artesãos e camponeses servos e pelos escravos. O período dinástico é dividido em Antigo, Médio e Novo Império.
Pirâmides de Gizé |
Antigo Império (3200-2000)
Marcado pela construção das grandes pirâmides de Gizé.
Médio Império ( 3200-2000 a.c)
Nenhum comentário:
Postar um comentário