Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

Mesopotâmia

A Mesopotâmia do grego, significa entre rios, é a região localizada entre os rios Tigre e Eufrates- território que se situa no atual Iraque, foram la que surgiram as primeiras cidades de Estado. Ela faz parte do crescente fértil,área na qual brotou grande parte das civilizações antigas, que vai até o Egito.


Todo ano, quando a neve das montanhas da Armênia derretia, o Tigre e o Eufrates inundavam as planices próximas ás suas margens, cobrindo as com uma camada de lama extremamente fértil. Isso atraiu vários povos para essa região.

Sumérios


São os primeiros habitantes da Mesopotâmia foram os sumérios, lá instalados pelo menos desde 4000 a.c. Os sumérios dominaram os semitas e fundaram cidades de estado como Kish e Ur. Por volta de 3200 a.c., já eram organizados em uma civilização. Cada cidade tinha seu própio governo, centralizado na figura dos reis, partesis, reis que concentravam o poder militar, politico e religioso.

Em 2300 a.c. as cidades sumérias foram unificadas pelos acádios. Eles formaram um império com capital em Acad. O domínio acádio ruiu por volta de 2180 a.c., com as invasões dos gutis, vindos da Armênia.

I Império Babilônico


Por volta de 2000 a.c., nova invasão semita deu origem á cidade da Babilônia, que se tornou importante centro politico. Sob a liderança do rei Hamurábi, entre 1792 e 1750 a.c., a Mesopotâmia foi outra vez unificada, e teve inicio o I império Babilônico o império dos babilônios também é conhecido como amoritas, durou até o século XVI. a.c., que caiu após as invasões dos hititas nômades vindos do Cáucaso.

Assirios


No século IX a.c., outra nova potencia foram os assirios, originários do norte do Tigre, conquistaram um império imenso, que teve auge ente os séculos VIII e VII, a.c., nos reinados de Sargão II,Senaqueribe e Assurbanipal, construtor da famosa biblioteca da cidade de Ninive. Os assirios ficaram conhecidos  pelo exército poderoso e cruel que torturava os povos conquistados.

II Império Babilônico

Abalado por revoltas internas e invasões o Império Assirio tombou em 612. a.c, diante de uma aliança entre medos e caldeus. Sob o domínio dos caldeus, a Babilônia voltou a ser capital da Mesopotâmia, o que deu origem ao II império Babilônico. O auge ocorreu no governo de Nabucodonosor II (604- 562 a.c), que expandiu o território até a Palestina, escravizando o povo local, os Hebreus no evento conhecido como "cativeiro da Babilônia". Nabucodonosor também construiu a Torre de Babel e os Jardins Suspensos da Babilônia. Em 539 a.c., a Babilônia foi conquistada pelos persas, tornando-se uma de suas províncias. Era o fim da era de autonomia da Mesopotâmia.

Contribuições

Os povos que habitaram  a Mesopotâmia deixaram importante legado. Os sumérios inventaram a escrita cuneiforme, feitas com talhes em placas de argila.




Entre as principais contribuições dos babilônicos está o Código de Hamurabi, um dos mais antigos códigos jurídicos escritos, que contém a famosa Lei de Talião. ("olho por olho, dente por dente"). Os assirios destacaram-se pela criação da Biblioteca de Nínive, com registros preciosos sobre o seu modo de vida e dos povos que dominaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário