Top 10
Reino Unido
A educação no Reino Unido é um sistema descentralizado, com cada um dos estados do Reino Unido tendo um sistema diferente, gerenciado pelo governo desses países.
Top 9
Áustria
A responsabilidade sobre o sistema educacional na Áustria é dividida entre os estados da Áustria e o governo federal. Educação no jardim de infância é opcional e acessível a todas as crianças com idade entre 3 e 6 anos. A escola é compulsiva por nove anos, ou seja, normalmente de 6 a 15 anos. O Programme for International Student Assessment cordenado pela OCDE.
Top 8
Canadá
A educação no Canadá é altamente descentralizada. O canadá não possui um órgão governamental central encarregado de monitorar ou ditar regras e padrões quanto à educação no pais. Ao invés disso, a educação é responsabilidade das províncias e territórios do Canadá.Cada subdivisão possui um Departamento de Educação, que dita regras e padrões válidos para o sistema educacional na subdivisão. Portanto, regras tais como idade compulsória no qual crianças e adolescentes são obrigados a frequentar a escola varia de subdivisão para subdivisão.
Top 7
Japão
A educação no Japão remonta anterior à introdução da escrita chinesa do século VI. Inicialmente restrita às classes aristocráticas, a educação atingiu a população em geral no Periodo Edo, em que havia escolas especificas para a classe dos samurais, mas também escolas mistas que ensinavam escrita, leitura e aritmética. Graças a esse sistema, calcula-se que em 1868, época da Restauração Meiji, 40% da população japonesa fosse alfabetizada. A divisão em escolas primárias, secundárias e universidades foi introduzida no Japão em 1871 como parte da Restauração Meiji.
Desde 1947, a educação obrigatória no Japão inclui a educação infantil e o ensino fundamental, shōgakkō, o qual dura nove anos (dos seis aos 15 anos). Quase todas as crianças continuam seus estudos em um ensino secundário, chūgakkō, de três anos e, de acordo com o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, cerca de 75,9% dos formandos do ensino secundário cursaram a universidade, a educação profissional, ou outros cursos pós-secundários em 2005. O ano letivo no Japão tem início em Abril e pode ser dividido em dois ou três períodos. O currículo de cada série é determinado pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, bem como há avaliações periódicas do material escolar utilizado.
Top 6
Alemanha
A responsabilidade pelo sistema de ensino alemão encontra-se principalmente com os estados, quanto o governo federal tem apenas um papel menor. O jardim de infância é opcional e a educação é para todas as crianças entre três e seis anos de idade, após o qual a frequência escolar é obrigatória, na maioria dos casos por 11 a 12 anos. O sistema varia em toda a Alemanha, porque cada qual decide as suas própias politicas educacionais.
Top 5
Suíça
Na Suíça, a instrução educacional encontra-se a encargo dos cantões, o que significa que existem 26 sistemas educacionais diferentes no pais.
Top 4
Noruega
Top 3
Dinamarca
Os recursos públicos e privados destinados à educação na Dinamarca estão entre os mais elvados dentre os paises pertencentes à Organização de Cooperação e de desenvolvimento Econômico (OCDE). Praticamente não há analfabetos no pais. A criança começa na escola aos 7 anos e a educação é compulsória até os 16 anos. A maioria das crianças vai a escola pública.
Top 2
Finlândia
Todas as crianças têm o direito ao mesmo ensino. Não importa se é o filho do premiê ou do porteiro, todas as escolas são públicas, e oferecem, além do ensino, serviços médicos e dentários, e também comida.
Os professores são extraídos dos 10% mais bem colocados entre os graduados,as crianças têm um professor particular disponível para casos em que necessitem de reforço.
Nos primeiros anos de aprendizado, as crianças não são submetidas a nenhum teste.
Os alunos são instados a falar mais que os professores nas salas de aula(Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou que 85% do tempo numa sala é o professor que fala.)
Top 1
Suécia
Pais que mais investe em educação.
E o Brasil?
Fontes :
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-a-finlandia-esta-fascinando-o-mundo-com-seu-sistema-de-educacao/
THE FUTUREBRAND 2011-2012 COUNTRY BRAND INDEX
http://lista10.org/educacao/os-10-melhores-paises-em-qualidade-de-ensino
Nenhum comentário:
Postar um comentário